quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Atendimento ao público e futebol

Com um título de artigo destes é inevitável a pergunta: O que tem haver uma coisa com a outra? Respondo: tudo. Explico, em épocas de final de campeonato brasileiro de futebol os torcedores mais apaixonados andam com os nervos a "flor da pele". Afinal, os times representantes de Pernambuco (todos) não andam bem das pernas. Esporte e Náutico estão perigando para cair para 2ª divisão e o Santa Cruz para a 3ª. Mesmo estando na mesma situação (crítica) os times pernambucanos não esquecem suas rivalidades. Sim, mais e daí o que tem haver com o atendimento ao público? A rivalidade beirando o fanatismo. Recomendamos quem trabalha diretamente com o público evite usar as camisas de seus clubes no trabalho. Um usuário, um cliente, ou um consumidor... menos consciente pode ter aversão imediata ao prestador de serviços que está exibindo orgulhosamente a camisa do clube rival. E, com a antipatia criar situações que possam comprometer o desempenho do bom atendimento. Recordo o relato de uma colega de uma Biblioteca do Rio Grande do Sul recebeu reclamações pela “Ouvidoria” da Instituição na qual o reclamante, entre outras coisas, dizia que não queria ser atendido por um torcedor do Internacional uma vez que ele era torcedor do Grêmio. Situações vãs como esta reflete o esvaziamento de questões sociais mais importantes, urgentes e verdadeiras. Em contrapartida, nos ensina a evitar os extremismos e fanatismos. Inclusive evitar usar camisas de times de futebol na empresa, especiamente em final de campeonato.

Um comentário:

Anônimo disse...

A questão do uso de camisas de times de futebol na empresa é relativo, desde que a mesma não recumende ou imponha o uso de uniformes. Quanto a questão do não atendimento por conta de o funcionário ter como preferência outro time, é infantil de quem o admite, pois o futebol é, do contrário do que muitos pensam, algo de descontração. Um bom atendimento não é feito por quem é bonito ou feio; por quem torce pelo time A ou B; Etc. Um bom atendimento é feito por um bom proficional, independente de qualquer aspecto que o envolva. Por fim, vamos defender a armonia entre as torcidas de futebol e não os conflitos que só deturpam a sociedade e vulgarizam algo que é admirado no mundo inteiro: O FUTEBOL brasileiro.