terça-feira, 6 de novembro de 2007

Fechamento de conta corrente e burocracia

A burocracia e a falta de informação são um dos maiores empecilhos para a população do Brasil. Eis que fui a uma agência bancária de Recife. Ao chegar no banco me identifiquei e em seguida declarei o meu desejo: encerrar minha conta corrente. Confesso que não esperava um tratamento VIP, mas também não merecia tanta indiferença, falta de informação e burocracia nos processos. O funcionário que me atendeu não estava nem um pouco preocupado em me ajudar. Pelo contrário, ficou claro que fazia de tudo para que desistisse e não encerrasse a conta. As estratégias utilizadas não eram de persuasão e convencimento, mas de imposição de empecilhos e dificuldades. E assim aconteceu. Sai da agência frustrado e sem consegui o meu intuito. Não satisfeito fui à outra agência do mesmo banco procurar maiores informações. Desta vez, tive mais sorte, falei com a gerente que se mostrou bastante atenciosa e educada. Tive informações da tramitação das novas regras para fechamento de contas correntes. Mais satisfeito, mas não menos precavido, procurei fontes oficiais que comprovassem a informação dada. Desta forma, consegui os seguintes dados : “Bancos e órgãos de defesa do consumidor fecharam acordo para padronizar, até o fim do ano, o fechamento de contas correntes. As regras, formuladas por Febraban (Federação dos Bancos), DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) e Banco Central, prevêem o encerramento da conta em 30 dias após o pedido do cliente e em qualquer agência, não só na do correntista. Hoje não há uniformização de procedimento. As novas regras prevêem a assinatura de um "termo de encerramento" e a entrega da lista de débitos, detalhando os valores. A taxa de manutenção de conta deixa de ser cobrada na data da assinatura do termo. Em contas inativas há mais de três meses, também não haverá cobrança se o cliente não tiver mais fundos. Segundo a Febraban, algumas regras estão sendo praticadas pelos bancos e as restantes serão implementadas no prazo.”
BANCOS vão padronizar fechamento de contas. Folhaonline, 25 out. 2007. Disponível em :<http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u339649.shtml>Acesso em 04/10/2007
Cheguei à conclusão que a burocracia e a falta de informação são armas poderosas utilizadas pelo sistema econômico inescrupuloso para manipular os cidadãos menos preparados.

Nenhum comentário: