segunda-feira, 30 de maio de 2011

Liga dos Campeões: exemplo de administração de pessoal

A Liga dos Campeões da UEFA é o campeonato de futebol mais disputado e rico do mundo. O nome faz jus ao torneio. Esse ano disputaram a final do campeonato dois importantes clubes europeus: Manchester United da Inglaterra e o Barcelona da Espanha. Bem, mas o que eles tem a ensinar sobre administração de pessoal? Tudo. Afinal de contas são campeões.

Contratar os melhores jogadores do mundo! Essa foi à estratégia do Manchester United. Dinheiro não era problema. O importante era formar um grupo com os melhores talentos disponíveis no mercado. E assim, foi concebido o time de 2011. O desafio era tornar esse time estelar em equipe. Somar cada talento individual num todo de sucesso.

Já o Barcelona usou uma estratégia oposta. Ao invés de buscar talentos fora do clube valorizou os atletas já existentes. A chamada “prata da casa”. O dinheiro que seria investido em novas contratações foi revertido na capacitação dos jogadores. Possibilitando a criação de treinamentos de ponta para condicionamento físico. Implantação de melhores instalações e acomodações para os jogadores. Sem falar de considerável melhoria da remuneração dos atletas. Resultado: equipe coesa, de alto-estima elevada e motivada por resultados.

O Manchester e o Barcelona deram mais que emoção e prazer para seus torcedores. Mostraram ao mundo que o capital humano é o mais importante na empresa. Na verdade é decisivo. Tanto no esporte como nas corporações vence quem investe em pessoal. No entanto, para cobrar resultados e alcançar o sucesso é preciso motivar a equipe e oferecer condições de trabalho. Remuneração é importante, mas valorização do profissional é primordial.

Segundo Karla Mamona, da InfoMoney “a falta de motivação, a insatisfação com os líderes e com a remuneração e a oportunidade de trabalhar com novas propostas são apontadas como os principais motivos para um profissional mudar de emprego”. O Barcelona certamente ciente desses fatores de risco, logo tratou de afasta-los do grupo. E foi além, “ofereceu” a idéia da força conjunta da equipe. Em que cada jogador era igualmente importante, isto é, um elo da liga! E ainda se o clube vencesse o torneio, todos seriam campeões. Deu certo. Ouro para a prata da casa, a brava Liga dos Campeões de 2011: O Barcelona!
Pedro Manoel


Referências:
MAMONA, Karla Santana. Saiba quais são os principais motivos para executivos mudarem de emprego. Administradores.com Disponível em: < http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/saiba-quais-sao-os-principais-motivos-para-executivos-mudarem-de-emprego/36942/>. Acesso em: 29 maio 2011

4 comentários:

Anônimo disse...

Pedro! Que texto maravilhossso!!!Li um artigo do Max Gehringer esta semana onde as pessoas também são responsáveis pela sua carreira no quesito planejamento, tomada de decisão e criar oportunidades.
Fiz uma junção das suas palavras com a dele e entendi que se trabalharmos juntos organizações e pessoas o resultado é o da Liga dos Campeões!!!
Bjus!
Susy

Anônimo disse...

Um bom texto. Parabens! Chamo a atenção para a maneira que se vestiram os atletas do Manchester para o trabalho. Quanta coerencia não? Imagine que alguns trabalhadores vestem-se mal para trabalhar. Nao estou me referindo a grife. Nao é isto. Mas a uma etica exigida de quem trabalha principalmente com o público, clientes (razao das organizaçoes)etc. O bom funcionario JAMAIS deve vestir-se com a camisa de seu clube e ir trabalhar. Isto pode ser entendido como uma afronta ao cliente q por ventura goste de um time rival.
Abraços, Israel

Tiago Silva disse...

Muito bom!!! Me surpreendi com você. Será que foi assim que o Nautico conquistou o hexa??? Kkkkk

victor kortschnoi disse...

Um excelente texto.Parabéns!O seu Texto traz a principal evidência de como os times europeus fazem tanto
sucesso,como o Barcelona,considerado por muitos como o melhor time de futebol da atualidade,o segredo do Barcelona é "esse",saber trabalhar bem com o seu grupo,o Barcelona é tão bem sucedido devido a união do seu grupo,que é fundamental para os títulos do Barcelona.PARABÉNS PELO TEXTO.Victor.