sexta-feira, 6 de maio de 2011

“Estouro” de Tapacurá: uma lenda urbana?

Chuvas mais boatos é igual a terror! Essa foi a fórmula de um dia de caos em Recife. Eu vivi. Parecia o Armagedom. No dia 05/05 pontualmente às 5h (tarde) a cidade foi tomada por uma notícia aterradora: o rompimento da barragem de Tapacurá!

Não se tratava da notícia do estouro de uma barragem qualquer. Mas sim de Ta-pa-cu-rá! Quem é recifense sabe. A barragem é enorme. Tem aproximadamente cem metros de paredão e é responsável pelo abastecimento de água da região metropolitana de Recife. È um patrimônio. Por vezes, foi vítima de boatos de seu rompimento.

Conhece aquela história do cômico da tragédia? Pois é. O tal boato já virou uma espécie de lenda urbana recifense. Faz parte. E a cada temporada das águas vem à tona. Nesse inverno, a combinação de altos níveis pluviométricos mais a criatividade dos palpiteiros ociosos gerou um forte clima de terror. Recife virou o “caos e a lama”! Chico Science é sempre atual.

Passado o susto, até que foi muito engraçado. No dia seguinte todo mundo procurava o autor do boato. Ninguém sabe, ninguém viu. E haja histórias de como se conseguiu chegar em casa. Teve gente que passou horas no trânsito. Uns em seus carros, outros no ônibus lotado. E outros preferiram ir pra casa a pé mesmo. Haja sola de sapato! Tem cada história...

Que boato miserável! Diria minha avó. Mas foi um boato com final feliz. Graças a Deus, Tapacurá está salva, firme e forte. E o rio Capibaribe continua o curso normal. Já pensou que ironia: o nosso "sagrado Nilo" trazendo Tsunamis ? Essa história eu não quero ver. Nem vocês.
Pedro Manoel

7 comentários:

Daniel Andrade disse...

Nem li ainda mais antes de deixar meu comentário já vou dá uma risada (chorada) pelo título que me lembra as 3 horas de engarrafamento que enfrentei para poder voltar para casa. Boato maldito.

Daniel Andrade disse...

"criatividade dos palpiteiros ociosos gerou um forte clima de terror." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pensei que essa história de phone sem fio só rolava no interior - mas tow achando que ainda estou no interior!? No mais esse boato foi triste - claro que eu não caí nessa né! Mais mesmo sem cair no conto do vigário eu precisava voltar para casa e aí foi o começo de uma novela que durou três horas- das quais duas eu fiquei de pé no busão cheio e calorento - espero que dá próxima vez que um safado inventar uma putaria dessas a primeira coisa que estoure seja o sapato dele para ele voltar para casa de pés no chão de preferência na pisando na lama que juntar na BOa Vista!

Daniel Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O falso estouro de Tapacurá foi cena para filosofias etílicas sentimentais, diga-se de passagem nem todos voltaram para casa, inclusive eu!

Taty Vieira disse...

Ainda bem que antes das 5h da tarde eu estava em casa. O cara que inventa uma merda dessa deve ser filiado ao PSDB kkkkk. Alma sebosaaaa. Daniel não tem o que fazer... comenta antes de ler.kkk

Beijos

Alba Rejane disse...

Caro colega Pedro, viví o drama!
O que não causa um boato infame, não?? E quem quer pagar pra ver? Com tanta chuva, tanto alagamento, tanto congestionamento, duvidar, quem há de??
Claro que há uns corajosos de plantão, aqueles que tem bom senso e esperam um pouco antes de sair na desabalada carreira...Outros tantos querem voltar pra segurança do lar depressa e se der tempo, ainda passam no supermercado pra garantir suprimentos pra os dias dificeis!
Mas, já pensou que com tanto boato,
se um dia for "na vera"( Q Deus nos livre!) e ninguém acreditar??
p.s. Excelente o seu texto!!

Cássio disse...

Neste bendito ou maldito dia eu cheguei cedo em casa e tudo que vi foi pela tv.Não sei como um boato desses tem tanta proporção, principalmente sendo um repetido.Hoje com tanta tecnologia e net nos celulares é preciso ficar mais atento as verdades e mentiras que se espalham feito rastrilho de pólvora. Mas infelizmente devido ao caos de nossos canais , rios e esgotos em breve tapacurá vai estourar... será desastroso!