quinta-feira, 9 de junho de 2011

De click em click a mensagem se torna o “fato”: marketing viral

A propaganda é a alma do negócio. Essa é mais velha do que... As estradas, como diria minha avó. Apesar da idade, a máxima continua atual com linguagem e roupagem novas. Surge então, o marketing ou a publicidade viral.

De carona no sucesso das redes sociais eletrônicas o marketing lançou suas estratégias. Em outras palavras, aplicou a boa e velha propaganda boca-a-boca na Internet. Bingo! Resultado: propagandas rápidas, econômicas, direcionadas e contagiantes como um vírus. A idéia é que cada consumidor passe adiante – nas redes sociais - as informações de marcas e produtos e assim os tornem populares. O nome viral é bastante pertinente.

Esse tipo de marketing já é usado estrategicamente por grandes empresas de publicidade. “Cases” de sucesso embalados por fatos espontâneos e de grande apelo popular. Tudo é válido em se tratando da publicidade viral! Como o exemplo atual de uma operadora de celular que aproveitou simultaneamente a campanha para o dia dos namorados e o lançamento do filme Eduardo e Mônica, homônimo da música da Legião Urbana, para vender seus produtos. O clipe se tornou febre na Internet em menos de 24 horas. A oportunidade é o limite!

Muitos casos de sucesso surgiram totalmente espontâneos e despretensiosos. Esses acontecem com mais freqüência com os vídeos postados no YouTube. Os chamados vídeos virais. Quem se lembra da estudante universitária humilhada pelos colegas que virou celebridade de reality show? Do sucesso da dançarina Lacraia, da música do Créu e agora da Banda Mais Bonita da Cidade? Verdadeiros fenômenos virais eleitos espontaneamente.

Em tempos de celebridades intempestivas o grande desafio é descobrir a fórmula de sucesso do marketing viral. O mapa da mina. Até já existem algumas hipóteses. Mas de concreto mesmo o que se sabe é que todo mundo gosta de uma novidade. Resta saber o que é que estimula a propagação de uma informação de forma tão contagiante como um vírus. Quem se habilita a responder?
Grande abraço,
Pedro Manoel

Um comentário:

Anônimo disse...

Que possamos aproveitar esse novo canal de comunicação para divulgar também as boas novas da ciência da informação.

Bjus!!!

Susy