sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento real?

Cerca de dois bilhões de pessoas no mundo pararam para ver o casamento do príncipe William, do Reino Unido, com a plebéia Kate Middleton. Será que tanto interesse revela que o casamento continua mais atual do que nunca? Crescem as estatísticas a cada ano. Contrariando o discurso dos moderninhos que preferem apenas “ficar” e manter relações sem compromisso. Dicotomia ou rendição inconsciente às tradições?

Já vi muitos solteiros convictos, reavaliar os conceitos de modernidade e subirem ao altar de uma igreja. Questionados, as respostas são quase unânimes: encontrei a pessoa certa. Dizem os mais reservados. Os místicos declaram, achei minha alma gêmea. Já os brincalhões simplificam que encontraram a “tampa da panela”. Enfim... O casamento pode ser visto como o encontro de pessoas que foram feitas umas para outras. E ai de quem duvide!

Sendo assim, “ritualizar é preciso” diriam os psicólogos de plantão. O casamento nada mais é que um ritual de união. Curiosamente é celebrado em todas as culturas. No mundo ocidental o rito é celebrado com um forte pacto de união mútua. Apenas desfeito com o infortúnio de um dos cônjuges. Com o juramento se valida o compromisso público de serem felizes para sempre até que a morte os separe!

A idéia da felicidade reporta-se aos contos de fadas. Reproduzir o sonho torna-se um ideal. Os noivos viram príncipes e princesas. Os padrinhos membros da realeza. A decoração da igreja lembra bosques repletos de flores. Há carruagens com cavalos brancos, pajens e daminhas... Qualquer semelhança não é coincidência. Faz parte mesmo! Tudo isso justificado por um ritual herdado e cultivado por séculos de tradição.

Se o final do conto é feliz, isto é, até quando vai durar é outra história. O fato é que o número de casamentos só cresce. E tem gente por aí que se separa só pra casar de novo! O ritual se confunde com o cotidiano e muitas vezes o amor fica em segundo plano. E perdura-se até que a morte os separe. “Pero no mucho”.
Pedro Manoel

3 comentários:

Ella! disse...

Casamento nunca foi uma prioridade em minha vida, mas, com o passar dos anos, a gente percebe de que não dá para viver sozinha, há uma necessidade de estarmos acompanhados, até no Reino animal essa necessidade é sentida.
Casamento é só uma complementação legal do estado da união e por falar nisso, em breve vou oficializar minha união com Mitsuo, aguarde.......

Milton Carvalho disse...

O casamento é, de fato, uma instituição sensacional, pois faz parte de todos os povos, culturas, independentes de crensas, costumes ou quaisquer diferenças entre os mesmos.

O lado negativo que podemos paltar sobre o casamento é a banalização que há atualmente, afinal, praticamente todos os dias podemos perceber o desrespeito aos princípios do casamento e consequentemente ao núcleo familiar, principalmente por pessoas públicas as quais deveriam ser um exemplo para a sociedade.

De ante do grande acontecimento nupcial que presenciamos no dia de hoje, posso considerar esse um excelente e oportuno texto, principalmente para refletirmos sobre os valores que damos ao "casamento"

Jane disse...

Minha posição sobre o casamento real: http://storage.mais.uol.com.br/248794-orig.jpg?ver=1