segunda-feira, 14 de março de 2011

A Biblioteca de Alexandria ou o dia do Bibliotecário


Para “lembrar” do dia 12 de março, dia do Bibliotecário, escolhemos “falar” da mítica Biblioteca de Alexandria. Mas o que dizer além? Visto que o tema já muito foi explorado por historiadores e estudiosos do mundo todo. Bem, como todo blogueiro é um metido, não fujo a regra. Vamos lá!

No final do século quatro d.C. o império romano estava à beira do colapso. A queda era iminente. Mas Alexandria, uma província do Egito, ainda tinha muito do seu esplendor. Era uma bela cidade marítima, próspera e de grande efervescência cultural. Lá existia uma das sete maravilhas do mundo antigo, o lendário farol de Alexandria, assim como a maior biblioteca da terra!

A Biblioteca de Alexandria, essa sim era uma maravilha! Como tudo no Egito Antigo era de proporções extraordinárias a biblioteca era de fato, diríamos assim, uma obra faraônica. Além de abrigar a maior coleção de papiros existentes, possuía diversos tipos de materiais tais como: experimentos científicos, observadores astronômicos, maquetes e as mais variadas obras de arte da antiguidade.

Na Biblioteca funcionavam também cursos regulares de formação em cultura geral. Esses seguiam os moldes da Àgora dos filósofos gregos onde mestres e discípulos construíam juntos os conhecimentos e descobertas encontradas ali mesmo na fantástica biblioteca. Era a educação construída lado a lado do conhecimento.

Mas a Biblioteca de Alexandria não era apenas um símbolo cultural, era também religioso, lugar onde eram cultuados múltiplos deuses ancestrais. Conhecimento, filosofia e religião lá coexistiam pacificamente. Aos poucos os cultos pagãos, a muito estabelecidos em Alexandria, eram desafiados pela fé judaica e por uma religião recentemente banida que se espalhava rapidamente, o cristianismo.

A cidade viveu uma das mais violentas rebeliões religiosas de toda história antiga. Os “pagãos”, judeus e cristãos disputaram violentamente o domínio da cidade. No conflito a biblioteca foi invadida e destruída. Todos os principais registros do mundo antigo foram perdidos. Nada restou. E a humanidade perdeu para sempre a chance de conhecer de fato o “berço da civilização” científica e cultural.

Oh! Grande Biblioteca de Alexandria ! Ah! Pobres homens de fé!
Pedro Manoel

6 comentários:

Ella! disse...

Há muito tempo e até na atualidade, a biblioteca de Alexandria está fazendo falta e despertando muitos mistérios, principalmente em pessoas curiosas como eu.
Tu também visse....

Alba Rejane disse...

Pedro,
Muito bom este novo texto! Tem um teor histórico delicioso!
Fugiu um pouco ao seu estilo mas considerando que é uma homenagem ao 12 de março, valeu!

Anônimo disse...

Pedro!
O texto! leve, cheio de história e interpretação. Amplo. Gostei da homenagem : Dia do Bibliotecário.

Susy

Ella! disse...

Se a Biblioteca de Alexandria existisse, talvez poucos teriam acesso à mesma, perdendo assim sua função principal: disseminar o conhecimento.
Haveria uma preocupação em preservar os materiais e não deixar ao alcance de boa parte da população mundial.

Anônimo disse...

Muito bom! Mas..."Conhecimento, filosofia e religião lá coexistiam pacificamente" será???.
De qualquer forma parabens!!!

Israel

Cássio disse...

Achei seu texto muito interessante, e concordando com Alba, fugindo do seu estilo crítico. Porém o teor informativo me inspirou a ler sobre a tal biblioteca,tenho apenas uma pequena lembrança sobre esse assunto. Como não poderia ser diferente, seu texto ficou muito bom.