quinta-feira, 31 de março de 2011

Redes sociais. Você já têm a sua?

Encontrar informação de qualidade na internet através das tradicionais ferramentas de busca não é mais suficiente, ou melhor, tão eficiente. O problema está na precisão dos resultados. Aquela crença de que os três primeiros itens encontrados eram os mais específicos ficou para trás. Agora, os primeiros resultados são destinados à publicidade paga aos buscadores! Acreditando que para todo problema há solução, surgem as redes sociais eletrônicas como alternativa de buscas inteligentes.

No começo as redes sociais era apenas um passatempo para encontrar pessoas na internet. Evoluíram e surgiram as comunidades de interesses em comum, e daí para as trocas e disseminação de informações foi uma passagem natural. No momento atual algumas redes alcançaram o status de filtro seletivo de informação.

A grande questão da internet não é apenas a existência de conteúdo de qualidade, mas como e onde as procurar. Nas redes sociais as buscas são diferentes, não se procura se “segue”. E as opções são múltiplas, há pelo menos uma, ou várias redes, para cada área de interesse. Nesse cenário se destacam aquelas mais ativas que disponibilizam e compartilham informações relevantes, inteligentes e principalmente credibilidade da autoria. Desconfiar e conferir os conteúdos são palavras de ordem. E isso todo mundo já sabe: na internet checar as informações é regra básica para qualquer navegador experiente ou não.

A idéia básica das redes é conectar os pares e que cada membro contribua de alguma forma para o grupo. Algumas delas são tão organizadas que atuam tanto na busca de informações como na filtragem das mesmas. A forma coletiva do debate e da análise das informações compartilhadas ajuda na triagem dos conteúdos eliminando fontes duvidosas.

Segundo Raquel Recuero, doutora em comunicação e informação e especialista em redes sociais, “a mediação do computador simplesmente conecta pessoas. O conteúdo que essas redes reproduzem e filtram tem conexão direta com os interesses dos indivíduos que as integram. Assim, as informações que circulam nas redes sociais dependem do grau de instrução e dos interesses dos indivíduos”. Entende-se que as redes são como uma espécie de espelho que reproduz hábitos cotidianos inclusive, de busca por informações.

Sendo assim, como a propaganda é a alma do negócio, o boca a boca eletrônico das redes sociais está revolucionando as novas formas de disseminação de informação. Cada pessoa segue a sua rede de acordo com o perfil, necessidade, cultura, inteligência... Isso mesmo! Há inteligência na internet, só que agora não basta apenas procurar, mas também seguir. Qual é sua rede social?
Pedro Manoel

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