quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pois então, posso ser sincero?



“E ai? Não gostou do que eu disse? Estou sendo sincero!” Pra ser sincero... Permita-me a sinceridade... Sinceramente! Qualquer uma dessas sentenças remete a algo, que de antemão se sabe, não é lá muito agradável. Ao que parece não estamos acostumados com a sinceridade.

Mas, por que a sinceridade tem essa face melindrosa da mágoa? Será que sempre que se é sincero corre-se o risco de alguma forma ferir o outro? Sendo assim então, não ser totalmente sincero é ser simpático e amigável?

Na perspectiva da superficialidade das relações abster-se de sinceridade garante, até certo ponto, a empatia pública e um maior número de admiradores. Quem não conhece aquele tipo que numa roda de conversa concorda com todos, não se posiciona em momento algum e quando abre a boca fala com parcimônia acalmando os mais inflamados? È o famoso “em cima do muro” que de certa forma, apesar de toda simpatia não é uma figura das mais marcantes.

Não confundimos, portanto, simpatia com falta de sinceridade. Afinal há situações que por polidez não se pode expressar uma opinião sincera, mas nem por isso falta-se com a verdade.

A sinceridade está diretamente ligada à verdade. Não a verdade imparcial, mas como cada um a entende e a percebe. Ao contrário do que muita gente que se auto-intitula sincera, a sinceridade não precisa ser necessariamente rude. È possível ser sincero sem magoar, ferir. Mesmo contrariando aqueles que dizem: “a verdade dói, mas tem que se dita!”.

Quem se magoa com a sinceridade não está muito habituado com a verdade e só espera do outro aquilo que se quer ouvir e acreditar. Com isso perdem-se oportunidades preciosas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Pois então, posso ser sincero?
Pedro Manoel

4 comentários:

Cristiane Alberto disse...

Pedrinho,

você definitivamente mudou de estilo kkkk e isso também é bom. Estou adorando ver você se transvestindo de tantos "eus" e experimentando novos caminhos para abordar velhas palavras. Muito lindo!!!

Sobre o texto especificamente: ser sincero é ser livre.

Beijos.

lu disse...

"A verdadeira coragem está em fazermos sem testemunha o que seríamos capazes de fazer diante de todo mundo".
François La Rochefoucauld

Ser sincero deve ser uma atitude realizada dinte de todo o mundo, essa é a parte complicada para alguns. Realmente Pedro, quando escutamos: "Posso ser sincero?" dá um nervoso...kkk
O que depender de nós, sejamos sinceros e integros.
Parabéns pela reflexão!
abraço!

Alba Rejane disse...

Pedro,

Os seus textos estão muitos bons e a temática está diversificada, parabéns!!

Sendo muito sincera, o texto da vez está ótimo!! E nos leva a pensar em pelo menos duas situações: quando perguntamos se podemos ser sinceros e quando alguém nos faz a tal pergunta....rs...
Concordo quando diz que a sinceridade não precisa ser necessariamente rude.
A sinceridade faz bem se bem aplicada, claro.
Agora, cá prá nós, é dispensável certos tipos de sinceridade, não??
Beijos,
Alba

Ively disse...

Ser verdadeiro nessa sociedade hipócrita e mentirosa, corre-se sérios riscos. Quem diz o que pensa, corre o risco de algum isolamento. Poucas pessoas hoje em dia são sinceras e transparentes. Não lembro o autor que disse, com grande propriedade: “A verdade é a grande ausência desta sociedade.”

E desde quando amizades verdadeiras se constroem e se mantém com mentiras ou falsidade?? Sou sendo apenas “político” para agradar. Agora, claro, dar p ser sincero sem magoar.

Nesse mundo que vivemos hoje não existem mais valores, tudo virou estratégia, inclusive a verdade e a mentira.
Ser sincero é uma conquista do caráter, da personalidade, que se coloca acima das seduções da fama, da riqueza, do poder, de cargos... Quem entra nessas seduções, vai ter que mentir, bajular, fingir, dissimular, enganar, enfim USAR MÁSCARAS.

Jesus não estava atrás de dinheiro, poder, fama, riqueza, e é por isso que ele pôde ser verdadeiro, ser sincero. Jesus não disse: a fama, o sucesso, o dinheiro te libertará, ele disse: a “verdade” vos libertará.

Só basta ser um só, e o quem não é verdadeiro tem que ser muitos, tem que ser ator.

Pode ser sincero, Pedro, por favor! Seja sincero sempreee!!

Bjo
Ively