sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Mudanças...


Encarar as mudanças como parte natural da vida é um comportamento necessário para o crescimento pessoal e profissional. Afinal, “tudo muda a toda hora!” Já é lugar comum saber que a mudança é ironicamente a única condição imutável. Neste contexto, cabe uma questão: estamos preparados para as mudanças? E mais, é possível evitar o desconforto do novo e do desconhecido? Muitos gurus da “Nova Era” afirmam que sim. E chegam a dar algumas “receitas milagrosas” bem no formato de auto-ajuda. Com isso, cresce cada vez mais um filão de mercado deste tipo de literatura. Que por sua vez, gera mais paranóias, desconfianças e ameaças invisíveis. Cria-se um desespero coletivo na busca pelo controle de situações imaginárias. Muitas vezes, atropelam-se modelos sociais mínimos de convivência. Uma coisa é certa angústia e desespero não resolve nada! A saída é um novo paradigma de comportamento mais ético. Desta forma, independente dos resultados das mudanças acredito que o respeito ao ser humano esteja garantido.
Grande abraço
Pedro

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom...
mudanças sempre são construtivas por mais bruscas que sejam, assim, podemos ter um grande aprendizado. Eu, particularmente vivo metamorfoseando, pois assim tenho possibilidade de não levar a vida no acomodamento.
Bye
Tati

Anônimo disse...

Como já disse Lulu Santos numa música: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo muda o tempo todo no mundo...”
Realmente, nada é fixo neste mundo, e é melhor que não seja! Pois seria um infinito tédio.
Entretanto, as pessoas estão sempre evitando ou protelando as mudanças, por insegurança, medo, comodismo... e com isso, perdem ótimas oportunidades. Como diz o poeta: “Falta coragem até para ser feliz”. Sabemos que o novo assusta, e que mudanças são riscos, mas viver também é um risco, e viver intensamente, muitas vezes significa mudar e conviver com os riscos.
Creio que o modo ou a maneira de encarar as mudanças, é que faz toda a diferença. Se não estamos felizes com alguma coisa, por que não mudar?! Afinal, devemos e necessitamos evoluir sempre e crescer. A mudança acontece primeiro dentro da gente.
Contudo, é preciso coragem para virar a própria mesa, estar preparado para romper paradigmas e sair da ‘caverna’, pois a vida acontece fora dela.
É enfrentar, viver e saborear cada mudança que a vida lhe oferecer.
Bjo GRANDE
Ively