quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Telenovela: diverte ou aliena?

O país vive a expectativa de mais um final da telenovela da 20h30 min. Essa frase dita em qualquer parte do mundo não faria muito sentido. Só que estamos falando de Brasil. Aqui, novela é coisa séria! Assim como futebol, samba e caipirinha a telenovela é um dos símbolos que nos identifica.

Este ano a telenovela brasileira completa 60 anos de existência, vigor e sucesso. Muito criticada por intelectuais e aclamada pelo povo, essa sexagenária vive a eterna dualidade do bem e do mal, da cultura erudita X cultura popular, da diversão X alienação... Contrariando as regras da boa redação não expressaremos nossa posição a respeito. Faremos as vezes do “advogado do diabo” e defenderemos esse gênero televisivo sob duas polaridades: diversão e alienação.

Desprezar a telenovela como diversão seria uma grande tolice. Quase todo mundo assiste esse tipo de programa no Brasil. E há opções e horários para todos. Na principal rede de TV brasileira elas são exibidas às 14h (como reprise), às 18h, 19h, 20h30 min. (horário nobre) e agora às 23h! E ainda no canal pago dessa mesma rede há novas reapresentações. Seguindo a lei de mercado: só há oferta devido a grande procura. Hipocrisias intelectuais à parte, nada mais relaxante (e divertido) do que chegar em casa, tirar o sapato, se jogar no sofá, ligar a TV e claro, assistir a uma “boa” novela !

Porém a diversão vira um problema quando se perde o limite. E a palavra de ordem, nesses casos, é moderação. Como diria o sábio Pitágoras “os extremos devem ser evitados”. Sendo assim, o que se pode esperar de quem só assiste novelas? Certamente uma visão alienada dos fatos, acredita-se. Enquanto o país praticamente pára acompanhando a reta final da novela das 20h30min a Inglaterra e o Brasil vivem casos de assassinatos com reações distintas. No primeiro, um civil negro foi assassinado por “engano” por policiais. A reação da população foi de revolta e destruição. No Rio de Janeiro uma juíza foi brutalmente assassinada por condenar policiais corruptos. Até agora não há nenhuma reação da população.

Enfim... Enquanto isso o país se “mobiliza” na frente das TVs ansioso pelas novelas. Será essa a identidade do Brasil?
Pedro Manoel

Um comentário:

Oriana GG disse...

Ah, meu amor! É uma verdadeira faca de dois legumes! kkkkk! Usam a TV de diversas formas. Como babá, como arma de ataque e até como diversão. Hoje, está uma verdadeira bagunça e me parece que o que menos interessa, é informar. Mas ainda é uma das formas mais baratas de diversão e informação. Chega em todos os lares. Coisa que antes era pra poucos. Temos o poder de decidir o que entra em nossa casa, basta para isso apenas apertar um botão.