quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Curitiba: desenvolvimento urbano e respeito ambiental

Já faz algum tempo que eu tinha curiosidade de conhecer a cidade de Curitiba. Todos que lá estiveram me disseram coisas boas daquela terra. Os aspectos mais citados eram a limpeza e a consciência ambiental dos habitantes. Com as férias de julho, enfim, chegou a oportunidade. E como canta a banda O Rappa “... Valeu a pena, eh eh”! (bis)

O primeiro impacto ao chegar à cidade foi o frio. Imagine um nordestino enfrentar uma temperatura de cinco graus! É no mínimo um desafio. Passados os primeiros momentos de desconforto, o jeito foi se acostumar. E aos poucos a cidade foi se revelando... Pude constatar o quanto a limpeza e a questão ambiental são respeitadas.

Nas ruas de Curitiba não se vê lixo no chão. Mesmo sendo uma cidade turística, as pessoas têm o hábito de jogar o lixo no lixo. Mas essa “façanha” não foi conseguida por acaso. Há trinta anos uma campanha popular em prol da cidade exigiu do poder público maior eficiência na coleta do lixo. Surgiu então a primeira coleta seletiva de resíduos no Brasil. Além disso, os moradores passaram a fiscalizar também quem sujava a cidade. E a cobrar posturas mais educadas dos cidadãos. Hoje, Curitiba é uma das cidades mais limpas do país.

Impressiona as praças e ruas da cidade. Há flores cultivadas por toda parte. Em pleno centro comercial vi um canteiro cheio de amor-perfeito. Parecia um jardim particular de tão bem cuidado. É um brinde aos olhos ver toda aquela gente respeitando o bem público. Quanta lição de cidadania e educação!

O lazer público é garantido nos parques da cidade. Dos diversos existentes, destaco dois: o Jardim Botânico e a Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre. O primeiro foi inspirado nos moldes dos jardins europeus. Lá, tive a oportunidade de ver as cerejeiras em flor, um espetáculo destinado ao clima frio. Já a Unilivre é um local para estudos ambientais totalmente integrado com a natureza dentro da cidade. Aproveitaram-se as instalações de uma antiga pedreira localizada num trecho de floresta em plena Curitiba. O impacto visual do lago com carpas é inesquecível. Sem falar da beleza da Araucária, árvore símbolo do Paraná, catalogada com aproximadamente mil anos! Descobri que essa arvore é considerada um fóssil vivo.

Até conhecer Curitiba acreditava ser impossível combinar na prática, desenvolvimento urbano e respeito ambiental. Felizmente sei que isso é possível sim. A cidade ensina para o mundo que vontade política, trabalho e educação fazem a diferença na sustentabilidade ambiental. Curitiba, valeu a pena!!!
Pedro Manoel

Um comentário:

Cristiane Alberto disse...

Pedrinho, que vontade de conhecer Curitiba! Enquanto isso não acontece... mata meu desejo postando suas fotos, seus roteiros de viagem.

Bjs.