sexta-feira, 27 de maio de 2011

TOLERÂNCIA X intolerância

Intolerância é a palavra da vez. O insight motivador desse post foi uma matéria publicada no dia 21/05/2011 no caderno infantil de um jornal de Recife. A seção do jornal é intitulada, Papo Sério. E o título da matéria era: A palavra é... Intolerância. De imediato me chamou a atenção um jornal passar esses conceitos às crianças. Pois, a intolerância é de fato um papo sério e deve ser combatida desde cedo.

A crítica ao artigo deve-se ao fato que o autor destacou tudo aquilo que não se deve fazer, isto é, ser intolerante! A mensagem educacional, essa naufragou. Os pontos negativos do tema foram reforçados em detrimento ao esclarecimento e ao aprendizado da tolerância.

O artigo reflete uma questão educacional. A educação pautada no uso do NÃO. Aprendemos mais o não fazer do que o fazer a coisa certa. Esses conceitos saem das casas, chegam às escolas e fatalmente alcançam os meios de comunicação. E assim, se retro-alimenta o “ciclo do não”.

Observando as falas no cotidiano percebe-se facilmente o uso de termos negativos. Muito me irrita quando alguém pergunta: Você não teria uma caneta pra me emprestar? Ao invés de simplesmente pedir uma caneta emprestada. A dificuldade de se desvencilhar dos “nãos” é um caso sério. Tem gente que prefere usar um termo antônimo para expressar uma opinião. Isso explicaria o por que se escolhe falar de intolerância quando o objetivo é que as pessoas passem a respeitar mais as diferenças. Imperialismo do não? Ou um simples caso de incoerência? Eis a questão.

O ato de tolerar o diferente é uma das tarefas mais difíceis. E ensinar conceitos como respeito e compaixão torna-se um desafio nos dias atuais. Priorizar conceitos positivos e diretos reforça uma educação sólida. Se quisermos a tolerância reforcemos seus conceitos e condenemos a intolerância.
Pedro Manoel

Referências
BENITES, Franco. A palavra é... Intolerância. Jornal do Commercio, Recife, 21 maio 2011. Galera JC, Papo Sério, p. 3

Um comentário: