quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Blogs: uma construção coletiva

Já há algum tempo que os blogs estão fazendo uma revolução na forma de escrever. E com isso estamos aprendendo uma nova escrita. Com os blogs a comunicação textual ganhou agilidade e feedback comparados a linguagem oral. E quase tudo que se é postado nesses veículos de comunicação tem algum tipo de repercussão e de mensagem. Até mesmo a ausência de comentários dos seguidores pode ser considerada como um sinal de desinteresse e irrelevância para o leitor.

Com os blogs o ato de escrever deixou de ser uma atividade solitária para ser uma construção conjunta! O escritor deixou de ser o único senhor e autor do texto para ser um colaborador, elevado ao status de participante. E os posts (antigos textos) passaram a ser partilhados. As idéias iniciais - do autor - continuam apenas no início mesmo, pois o fim do texto é uma obra coletiva sem final previsível. Quanto ao sentido de coesão e coerência textual, esses são dados a cada comentário postado por quem se aventura em opinar.

Os blogs assumem o papel das velhas tribunas públicas – dado as devidas proporções – democraticamente escreve-se e se posta tudo o que quiser. E como toda democracia ativa as respostas não são necessariamente o que se espera. E que bom que seja assim. Eles, os blogs são também espaços generosos para os filósofos de plantão onde questionar e se questionar é a ordem do dia, é válido e é permitido. E por que não?

A todos os comentaristas e co-autores desse blog um especial agradecimento. Declaro que de fato estão me ensinando novas formas de escrever e de ver o mundo. Peço permissão para citar cada um que fez pelo menos um comentário no blog em 2010. São eles: Cristiane Alberto; D. Everson; Andréa Lins ; Jô Vital ; Pollyana Alves; Amanda Ganimo; Terezinha Nascimento ; Luciana Vidal ; Catarina Drahomiro ; Mércia Ramos; Mário Lopes ; Arlete Braz ; Neide Oliveira ; Macson Rodrigues ; Milton Carvalho ; Ively Almeida ; Luciana Carvalho; Carlos Vieira ; Simone Xavier ; Renato Cunha ; Elane Crisol ; Cássio Murilo ; Vicente Neto ; Tiago Silva ; Alba Rejane ; Taty Vieira ; Ana C. Figueiredo.

Aos que leram os textos e não fizeram comentários desejo também os meus sinceros agradecimentos. E os convido a partilharem seus conhecimentos nos próximos textos.

A todos um feliz 2011!
Pedro Manoel

5 comentários:

Jô Vital disse...

Pedro, fico feliz e agradecida por ter participado dos comentários de seus artigos. Pois, os temas tratado em cada um, são de muita grandeza e qualidade. Que o ano de 2011 seja de muita paz, saúde e belos artigos. Bjos. Jô Vital

Unknown disse...

Pedro,

"... Que a lua e as estrelas emprestem um pouco do seu brilho, para iluminar o novo ano, e que Deus nos dê "asas de águia" para voarmos bem alto na construção de um mundo melhor. Feliz 2011.


Ana Cris

lu disse...

Que bom participar desse blog, fico grata!
Penso que as opiniões diversas funcionam como pedras na construção de um muro, cada parte tem seu valor no desenvolver do muro (texto).
Tudo de bom para todos do blog e em especial para o autor...PEDRO!
Feliz 2011!!!!!!!!!!!

Jane MS disse...

Lembra-te do post sobre "Culpar a calcinha que usou no réveillon anterior pelo ano ruim"

Daniel Andrade disse...

A blogosfera agradece