terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Aves migratórias

Nas despedidas as palavras são as menos necessárias. Na verdade, não há palavras apropriadas na partida, basta um olhar, um aperto de mão, um abraço. Quem se despede procura um consolo, um afago que compense o vazio que certamente ficará e de antemão se sabe que frases do tipo: a gente se liga, a gente se encontra por ai, não vai mudar muita coisa... São pró-formas para esconder a dor. Está claro que nada vai ser como antes, mesmo assim insistimos em acreditar que não. Mas o que fica com as despedidas? O que o outro efetivamente nos deixa? Qual é a lembrança? Resposta: o exemplo. Isso mesmo é exatamente o exemplo que fica e que conta. Nas empresas não é diferente cada membro é um exemplo. E quando um funcionário se desliga a lembrança primeira é o exemplo deixado construído dia após dia. Vale ressaltar que exemplo não tem nada haver com imagem. O primeiro é o concreto, real e sem artifícios, já a imagem é aquilo que se quer passar, não necessariamente a verdade. Às vezes os maiores exemplos infelizmente são deixados apenas nas despedidas, fortes mensagens de acreditar nos sonhos e lutar pela liberdade deixando em segundo plano as questões financeiras e de status. Quão bom lembrar das aves migratórias, frágeis na estrutura e fortes na esperança da liberdade. Conheço uma ave chamada Andréa que deixou vários exemplos e que agora voou.
Pedro Manoel

13 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo,
Você me fez chorar, devagar que a santa é de barro, mas que bom ser considerada um exemplo. Recentemente escutei um áudio de Max Gehringer, que fala exatamente sobre isso, sobre a essência humana, o que fica realmente é a essência humana, e é o que eu vou levar desses 22 anos, a amizade e carinho de todos, pena que ficamos mais próximos nesse último ano, mas valeu por todos os anos.Vou sentir muita falta de todos, penso todos os dias nisso, mas como você disse: sou uma ave e vou voar. Quero me encontrar com todos para batermos asas.
Um grande abraço,
"Deixo minha gratidão e levo minha saudade"(SILVA,2009)
Andréa

Anônimo disse...

Pedro, voce foi muito sábio na escolhado do título "Aves migratória" para prestar essa homenagem, parabéns. As aves migratórias voam em busca de lugares seguros para encontrar abrigo. Nós humanos levantamos voos, em busca de novos horizontes na certeza de encontrar melhores oportunidades para construir a solidez de nosso alicerce e assegurar dias mulhores, quando não podermos mais levantar voo. Andrea, você vai deixar saudades aqui nessa paragem. Tenho certeza que ainda vais levantar voos como uma aguia em busca de sua presa. 22 anos, não são 22 dias, nem 22 horas, nem 22 minutos, nem 22 segundos. São 22 anos. Lutar sempre. Desistir nunca. Jô Vital.

arlete disse...

Andréa ou Déia (para os intimos)

Esse é um momento especial
A DESPEDIDA
Saudades sentirei
De todos as conversas e risadas jogadas ao vento, antes nos velhos banquinhos na rua de lazer e no decorrer dos anos substituídos pelos banquinhos nos jardins da Católica, conversas essas regadas a picolé ora do Sr. Zé, que não era Zé ora na barraca da Cynthia (a gordinha “charmosa” e desengonçada). De sabor morango (que não é morango) ou de limão... dependendo do valor... "money"
Trabalhamos, mas também rimos muito, e podemos dizer que se Deus nos concedesse mais um pouco de vida ao seu lado, morreríamos de tanto rir.
Neste momento palavras perdem o sentido diante das lágrimas contidas na saudade que irei sentir, mas sorriso é o que te demonstrarei neste instante por ser o motivo deste até logo, a realização de mais uma vitória em sua vida.
Esqueça aqueles que impuseram obstáculos infundados no decorrer de sua trajetória e agradeça àqueles que a impulsionaram adiante. A hora de olhar para trás e ver que no decorrer desse tempo existiram muitos momentos de tristezas e conflitos mas, felizmente, inúmeros momentos, de alegria, de vitórias e de cumplicidade.
Sempre há um amanhã e a vida nos dá sempre mais uma oportunidade para fazermos as coisas bem, e temos que aproveitar cada oportunidade, por isso sei que você tem que ir, mas ficarei aqui torcendo pelo seu SUCESSO hoje e sempre. Que você faça mais histórias MARAVILHOSAS e intensas, assim como é VOCÊ minha amiga.

Deixo esse pensamento

Quando há medo de ir embora, é porque vale a pena ficar... Quando não temos medo da despedida, é por que já fomos embora com o corpo presente...
BEIJO NO CORAÇÃO
Arlete

Cristiane Alberto disse...

Déa,

o que direi eu sobre migrar??? Como você, ainda que em outras esferas, estou no percurso. Que Deus nos guie e guarde.

Obrigada por tudo. Não se perca dos que lhe querem tanto bem, não desapareça, ok?!
Beijos.

Anônimo disse...

Andréa
Hoje estás levantando voo, ao terminar uma história de 22 anos realizados com muito profissionalismo, determinação, sabedoria, competência, é também o início de uma nova jornada, um novo ciclo se inicia trazendo muita PAZ ao teu coração e tua vida. Deus é perfeito e sabe todas as coisas e todas as nossas necessidades e tenha certeza que Ele estará sempre ao teu lado. Foi bom poder partilhar e aprender com você todos esses anos. Muito suce$$o na sua vida. Que Maria Santíssima cubra você com seu manto protetor. Polly

Anônimo disse...

Nossa,só lendo as palavras aqui ditas, percebo o quanto você é amada, admirada e querida por todos, Andréa! Não tive muito tempo de convivio ao seu lado, mas por esse pouco tempo que aqui estive,pude perceber a pessoa incrível que há dentro de você. Sempre disposta a ajudar, a escutar... Sou grata pelo aprendizado,não só da parte profissional, mas da parte pessoal também...(escutei bem alguns de seus conselhos e os levarei comigo).Obrigada! E como diz Drummond:
"Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela."
E nesse caso, você será uma delas!!
Que as tuas asas te levem longe>>>>>>>>>>>
Um grandeee abraço,

Amanda Ganimo <:O)

Unknown disse...

Andréa,
É difícil expressar a gratidão que sinto por você. Lembro que nos momentos mais críticos da minha vida lá estava você com seu ombro amigo, seu sorriso meigo e suas palavras acalentadoras. Sua amizade é tão importante que não ficou restrita a nós, passou a ser de toda sua família, o engraçado é que também me sinto como parte dela. Andrea é bom saber que sua amizade ultrapassou o ambiente do trabalho (Parabéns Chefe!). Saiba que sempre estarei contigo independente das barreiras físicas e das distâncias. Desejo vôos maiores e horizontes infinitos.
Grande abraço da amiga Terezinha, ou melhor, Tereza como você sempre chama.

Anônimo disse...

Andréa,

Esses dias estive pensando no dia de sua despedida aqui conosco, as vezes dava um baque no coração, mas pensando com o coração cristão entendo que vai ser maravilhoso para você, sendo assim é maravilhoso pra mim, porque devemos ficar felizes quando os amigos estão felizes. "Quando Deus abre uma porta homem nenhum pode fechar" e apartir de agora Deus abrirá mais e mais portas para você e sua família. Que desça sempre chuvas de bênçãos em sua vida. Amém. Esquece dagente não visse!

Beijão,

Anônimo disse...

Andréa,

Despedidas nem sempre são fáceis, principalmente quando deixamos para traz pessoas que nos querem bem. O que nos faz seguir em frente é a esperança de realizações. Tenho certeza que você, nessa nova etapa da sua vida, colherá os frutos do que você plantou. Neste pouco tempo que tive você como chefe, aprendi a admirar seu senso de justiça, sua competência profissional e sua disponibilidade em sempre nos orientar em tudo o que fosse possível. Desejo a você um futuro pleno de paz e saúde, que é o que mais precisamos para seguir em frente. Desejo também que você seja muito feliz junto aos seus. Um beijão,
Catarina

Unknown disse...

Andrea, nossa ave migratória...

"As coisas tangíveis ficam insensíveis à palma da mão, mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão..."

Saiba que você está carregando muita gente nesse vôo.

Anônimo disse...

Olá Andréa!
Agradeço a Deus por você existir, por ter passado em minha vida e nem imaginas que fostes um instrumento de Deus pra mim, sabia?!!!nos seus incentivos, quando muitas vezes eu tinha receio de avançar nas minhas lutas e caminhadas, você chegava com suas palavras encorajadoras e me ajudava, muito obrigada, Andréa! não é por acaso que as pessoas passam em nossas vidas..., me fez lembrar dos cursos de inglês, que ríamos muito, chegava até apitar de tanto ri, lembras?? e aí com Fernando nas palhaçadas dele, aprendíamos... Felipe um pouco mais sério, nossos mestres!!!,que coisa hein!!!! Enfim, vivemos na dispersasão do Altíssimo, como aves migratórias, que se mudam na abundância ou escassez de alimento, assim é ave Andréa quando é chegada a hora voa e irá florecer onde for plantada. Desejo a você Sucesso. "Que o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Nm.6:24-26.
Um abração,
Mércia

Anônimo disse...

Fala-se que o que é bom dura pouco,para mim dura o quanto Deus quer, cabe a nós aproveitar e aprender o que ele quer que aprendamos. Foi muito bom trabalhar com você, tenha certeza que apredi muito.
OBRIGADO POR TUDO AME SEMPRE A VIDA.
MÁRIO LOPES

Daniel Andrade disse...

Boa sorte para ela nesse novo plano de vôo! =]