quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Universidade X mercado de trabalho: uma questão de currículo?


Saber que o currículo é o espelho das atividades de um indivíduo durante sua existência é um fato considerável. O que ocorre é que esse personagem não é necessariamente o melhor padrão para medir competências. Em se falando de padrão, um currículo profissional brilhante, muitas vezes pode ser irrelevante ou até medíocre para os padrões acadêmicos. Nesses casos o inverso também ocorre na mesma proporção.

No mercado de trabalho considera-se a experiência profissional um ponto decisivo para se medir as habilidades. Para algumas empresas quanto mais empregos um candidato já teve, entende-se que mais experiência adquiriu. Para outras companhias o tempo de serviço conta pontos positivos. Permanecer anos a fio na mesma empresa denota compromisso e confiança do empregador. Tais aspectos refletem num currículo profissional como pontos fortes para uma possível avaliação do mercado.

Já no meio acadêmico a experiência profissional e o tempo de serviço parece não contar tanto assim. O que interessa mesmo é a produção científica. Na academia se é identificado pelo Currículo Lattes. Aqueles indivíduos com baixa produção científica não são muito bem vistos. E as tradicionais saudações como alô, olá ou como vai você? São substituídos pelo “Como está a sua titulação hoje”? Exageros a parte. Resumindo, nas universidades a palavra de ordem é: publique ou desapareça!

Romper a barreira entre esses dois mundos não é uma questão simples. Os limites estão bem demarcados. Tal incômodo requer pelo menos duas questões. A primeira: como resolver a questão dos recém-formados que saem dos bancos das universidades e lutam por uma colocação no mercado de trabalho cada vez mais exigente por experiência profissional? E a segunda, como fica a situação dos profissionais - com baixos índices de publicação científica - que fazem o caminho inverso e tentam uma vaga nos programas de mestrado?

Ao que parece a universidade e o mercado de trabalho não interagem muito bem quando se trata de currículo. Cada um ao seu modo que queira resolver melhor seus objetivos e se esquecem do principal: os indivíduos nisso tudo. O desafio é quebrar o paradigma de que o currículo é um instrumento inquestionável de competências.

Pedro Manoel

3 comentários:

Thiago Leite disse...

Primeiramente, Parabéns Pedro. Fiquei feliz ao saber da sua conquista, acompanhei o processo e vi o quão você se esforçou para tal, nada mais do que merecido. Acredito que apesar da estrutura classificatória da Universidade para com a seleção de mestrado, um bom profissional e sua determinação são fatores decisivos para almejar a vitória. Esta inquietação sobre o que pesa mais, afetou em parte, mas a sabedoria profissional vinculou-se ao currículo lattes de alguma maneira. Saiba que você já é um espelho de um profissional que desejo ser, antenado e sempre atento pra não ficar "parado no tempo", reiventando-se. Boas vibrações com a nova empreitada.

Cristiane Alberto disse...

Pedrinho,

PARABÉNS! Aliás, eu sempre soube que esse era o seu caminho. Sempre vi em você a aura iluminada, a vocação de um professor.

Quanto a problemática Universidade x Mercado de trabalho x Currículo... complicado mesmo. Mas isso tudo me fez lembrar um causo: aluna brilhante de medicina da UFPE ao final do curso decide largar a profissão para se tornar esposa e mãe. O seu 'principal' professor, aquele que durante o curso havia sido seu 'mentor', 'tutor', 'orientador' lhe disse: você é uma vergonha para a academia, para a sociedade e para seu país. Você sabe quanto o Estado investiu em você? Sabe quantas pessoas gostariam de cursar medicina? De se tornar um médico tão competente quanto você? Tem noção da quantidade de pessoas que você eliminou no vestibular para estar aqui?

A aluna não ousou dizer palavra, saiu da sala do Mestre guardando para si um misto de indignação e vergonha silenciosa.

Por isso penso que todos nós devemos saber bem o que queremos ANTES de abrir a porta. Você tem a experiência, a vocação, mergulhe agora na teoria. Sua frase de ordem agora deve ser: "encher e derramar sabedoria".

Virtus et fides!
Bj~

Srta. Simoninha disse...

Eis o motivo de tanta ausência.
Foram exatos oitenta e oito dias árfã de suas palavras, de seu pensamento e idéias aqui no blog.
Isso só está perdoado por conta desse álibi. A academia agora vai ter o que merece, um inquieto, um batalhador, um pesquisador nato e um digno exemplar de profissional.
Você pode até achar que sou suspeita para falar tais coisas, porque temos a amizade que nos une, mas temos outro fio que nos une. Trabalhamos juntos.
E toda a experiência, toda a prática que vivemos profissionalmente, deixou em mim um exemplo de ética, caráter e amor ao próximo.
PEDRINHO, SABER É BOM, MAS NÃO ADIANTA SABER SE NÃO SERVIMOS AO OUTRO.
E você meu caro, tem isso. O que me ensinou, ninguém toma. Levo aqui na prática que tenho hoje como gestora de uma biblioteca universitária.
Me ensinou que nos momentos de crise, mesmo tendo apenas uma saída, é sempre bom encontrar outra...
E esse é o currículo que carrego, o que vivi, o que li, o que senti, vi e ouvi, seja na arte, na amizade, nas relações de trabalho ou até mesmo no amor.
informo-lhe ainda que segundo o poeta, além do horizonte, deve ter um lugar bonito pra viver em paz, onde possamos encontrar a natureza, alegria e felicidade.
Que quando você der essa volta, estejamos ainda com esse elo que nos une e com a força e vigor de sempre, amigo. Força e fé.

OS 5S pra você: SAÚDE, SABEDORIA, SOSSEGO, SUCESSO E SORTE.

PARABÉNS PELA CONQUISTA

Simoninha Xavier